Fandom

Wiki Naruto

Tenten

964páginas
nesta wikia
Adicione uma página

Tenten

Naruto | Naruto: Shippūden Tenten

(テンテン, Tenten)

Estréia
Mangá Capítulo 36
Anime Episódio 21
Vozes
Japonês Yukari Tamura
Português Jussara Marques
Informações Pessoais
Aniversário 9 de Março
Gênero FemininoS%C3%ADmbolo.png Feminino
Idade Clássico: 13-14 anos
Shippūden: 15 anos
Altura Clássico: 154.3 cm-155.6 cm
Shippūden: 164 cm
Peso Clássico: 42.2 kg-43.1 kg
Shippūden: 47.3 kg
Tipo Sanguíneo B
Afiliação Konohagakure Símbolo.png Konohagakure
Equipe(s)
Classificação Ninja
Rank Ninja Clássico: Genin
Shippūden: Chūnin
Registro Ninja 012573
Idade Grad. na Academia 12 anos
Idade Grad. Chūnin 15 anos
Natureza do Chakra

Fuuton Símbolo.png Fūton (Usando Bashōsen)
Katon Símbolo.png Katon (Usando Bashōsen)

Jutsu

Bakuryūgeki (Anime apenas)
"Bashōsen" Hi no Maki (Anime apenas)
"Bashōsen" Kaze no Toppū
Dainamikku Entorī (Anime apenas)
Kuchiyose: Tobidōgu
Sōgu: Baku Ryūsei (Anime apenas)
Sōgu: Tensasai (Anime apenas)
Sōshōryū (Anime apenas)

Equipamentos
Galeria de Imagens
Eu não quero mais ser como a Tsunade-sama, mas eu não esqueci meu sonho de me tornar uma kunoichi lendária".
— Tenten para si mesma

Tenten (テンテン, Tenten) é uma kunoichi de nível chūnin de Konohagakure. Juntamente com Rock Lee e Neji Hyūga, ela faz parte do Equipe Guy, liderada por Might Guy. Ela é uma especialista em combate de média à curta distância, podendo invocar uma variedade de armas ajudando seus companheiros na batalha.

Personalidade Editar

Tenten acredita firmemente que qualquer ninja feminino pode ser tão forte como um ninja masculino. Durante o Exame Chūnin, Neji sugere que kunoichi não são grandes em taijutsu, mas Tenten diz-lo, explicando que as meninas são tão boas quanto meninos quando se trata de taijutsu. O sonho pessoal de Tenten é tornar-se tão poderosa e bem conhecida quanto Tsunade. Ela pode ser bastante acirrada, por vezes, especialmente com Lee, sacudindo violentamente ele sempre que ele fica inconsciente. Tenten também tem mostrado um forte desgosto para a fraqueza, ou seja, excessivamente dependente de outras pessoas. Apesar disso, ela mostra um lado mais suave quando se trata de seus companheiros de equipe. Ela tem um grande respeito pelo seu companheiro de equipe, Neji, e muita vez ajuda-o em seu treinamento. Tenten também tem uma natureza naturalmente curiosa e não gosta de ser mantida fora do circuito, visto de suas reações para Naruto e Lee no anime.

Aparência Editar

Tenten tem olhos castanhos e cabelos castanhos longos reunidos em dois pães de estilo chinês, um de cada lado da cabeça dela. Seu protetor de testa é usado ao redor de sua cabeça debaixo de sua franja. No Naruto Clássico, Tenten usa uma blusa rosa sem mangas e calças verdes escuras. Sua aparência é uma referência à cultura chinesa. No Naruto Shippūden, a roupa dela sofre várias mudanças: ela ostenta agora uma blusa de manga comprida branca com um prendedor de alta gola e as bordas vermelhas e emparelhado com calças coloridas largas similares que se parecem com um hakama, com as partes expostas das pernas perto da cintura cobertas por ataduras. Ela também usa luvas sem dedos, com o seu protetor de testa ter mudado para a mesma cor e suas sandálias shinobi tendo sido substituído por chinelos abertos, tudo ainda é uma referência à cultura chinesa. Ela carrega um pegaminho gigante nas costas, que ela usa durante a luta. No mangá, durante sua primeira aparição a blusa era azul em vez de rosa que em capítulos posteriores, mudou para a roupa comum de Naruto Clássico. Sua pergaminho também muda de cor de vermelho e amarelo para o verde e amarelo. Durante o Exame Chūnin, Tenten é visto usando blusa azul escuro e calças vermelhas, ajudando Neji para treinar para as finais do Exame Chūnin e também durante a luta de Naruto e Neji.

Mudanças Editar

Treinamento como Shinobi Editar

Como ela sempre ouviu sobre as grandes capacidades da Sannin Tsunade desde pequena, Tenten desenvolveu a ambição de se tornar uma Kunoichi tão lendária quanto sua heroína, Tsunade. Ao se juntar para o Time Guy, Tenten não era capaz de acompanhar a resistência de seus companheiros de equipe durante os treinos. Ela, entretanto, queria obter as mesmas especialidades de Tsunade. No entanto, Tenten não tinha o potencial necessário para usar Iryō Ninjutsu ou ganhar uma força lendária. Como todas essas tentativas falharam, ela começou a desistir, até que ouviu uma conversa de Lee e Guy, percebendo a determinação de Lee. Como seu coelga não desistiu e progrediu em seus treinamentos, Tenten também fez isso e avançou na especialidade de utilizar o Kuchiyose no Jutsu, para invocar armas. Finalmente, ela decidiu que seria lendária do seu próprio jeito.

Naruto Editar

Exame Chūnin Editar

Durante o exame escrito, Tenten ajudou Lee tomando respostas e mandado para ele. Usando cordas para ajustar os espelhos escondidos no teto, Tenten permitiu Lee ver as respostas de um genin e copiá-los sem ser apanhados. Ela foi vista novamente durante a segunda fase do Exame Chūnin na Floresta da Morte com seus companheiros de equipe. Sua equipe decidiu se dividir para encontrar equipes mais fracas e tomar os seus pergaminhos. Ela e Neji se reuniram no local marcado, mas ficaram preocupados quando Lee não voltou. Ela e Neji foram à procura de Lee e chegaram a tempo de encontrar Lee inconsciente e também testemunharam quando Sasuke derrotou brutalmente o Time Dosu. Após isso, Tenten foi vista tomando Lee insconsciente de Ino, e então começou a despertá-lo sacundindo violentamente ele.

Tenten foi colocada para lutar contra Temari durante as preliminares do Exame Chūnin. Desde a sua luta passar despercebida no mangá, o anime explicou as circunstâncias que ocorreram. Tenten começou a partida jogando algumas de suas armas em Temari, mantendo a melhor distância para ataque e defesa. O Sandaime Hokage elogiou a estratégia de Tenten, embora Temari facilmente soprou as armas dela para longe com seu leque. Ela ficou surpresa, que nenhuma arma tenha tocado em Temari e tentou uma abordagem diferente. Temari explicou o poder do seu leque e que uma vez que Tenten tinha visto todas as três luas o jogo estaria terminado para ela. Como as armas tinham sequer chegado perto de atingir Temari, Tenten utilizou uma técnica final que ela estava guardando para a fase final. O Sōshōryū provou ser uma técnica impressionante, mas foi ineficaz contra o leque de Temari. Quando Tenten correu para fora de armas, usou cordas para controlar as armas e arremessá-las mais uma vez contra Temari, na tentativa de surpreendê-la. Temari porém rapidamente utilizou um furacão soltado pelo leque em Tenten, juntamente com suas armas e ela bateu no chão. Temari finalmente usou a ventoinha para prender Tenten em um ciclone e impulsionar-la no ar. Quando o ciclone se desfez e Tenten caiu no chão, Temari fechou seu leque e Tenten caiu em cima desse, ficando inconsciente. Mesmo depois de ter sido declarado a vencedora da partida, Temari jogou o corpo de Tenten no chão, que estava cheio de armas. No entanto, Rock Lee pulou para salvar Tenten antes de ela bater no chão.

Antes das finais começarem, Tenten ajudou Neji em seu treinamento para aperfeiçoar suas técnicas. Ela foi vista usando suas armas para ajudar a aperfeiçoar o Hakkeshō Kaiten de Neji. Mais tarde, ela assistiu luta de Neji com Naruto nas finais, onde admirava as habilidades de Neji e elogiou a capacidade de Naruto ao derrotá-lo. Mais tarde, ela pode ser vista no funeral do Sandaime Hokage.

Histórias Filler Editar

Nota: Os eventos nesta saga ocorrem apenas no anime e não constituem material cânone.

Naruto: Shippūden Editar

Resgate do Kazekage Editar

Time Guy é enviado para ajudar o Time Kakashi no resgate do Godaime Kazekage, Gaara. Ao longo do caminho, o grupo encontra um membro da Akatsuki, Kisame Hoshigaki. Tenten tenta atacar Kisame com uma bomba com espinhos, mas ele é capaz de evitar a explosão. Vendo que Neji, Lee e Tenten estavam dificultando, Kisame rapidamente cria três clones de água que capturam os três membros do Time Gai em uma prisão de água, deixando o Kisame original lutar sozinho contra Might Guy. Tenten chega a seu limite mais rápido, e fica prestes a sufocar por falta de oxigênio na pequena esfera de água. Ela foi salva quando Neji conseguiu sair de sua própria esfera e libertou Lee, que tirou o clone do Kisame segurando sua prisão.

Depois de Kisame ser derrotado e o Time Guy chegar ao esconderijo da Akatsuki, a equipe se divide para remover um número de selos na zona envolvente que está fazendo a entrada do esconderijo estar fechada. Apesar de terem sucesso, eles são forçados a lutar com cada cópias exatas de si mesmos, com a desvantagem de se cansarem, enquanto os clones pareciam ter energia infinita. Lee descobre que, embora cada clone é tão forte como se quando ele foi criado, eles não têm emoções e, portanto, nenhuma movimentação para superar os seus limites atuais. Percebendo isso, cada um deles se superou e usou um novo jutsu mais forte, em que Tenten usou o Sōgu: Tensasai, e cada um derrotou seu clone. Eles então, mais tarde, encontraram Deidara escondido dentro da floresta. Deidara foge alternando com um clone suicida que quase matou todos antes de serem salvos através da técnica Kamui do Mangekyō Sharingan de Kakashi. Depois de Gaara ser resgatado, Time Gai retorna para Konoha com o Time Kakashi.

O Sanbi Editar

Invasão de Pain em Konoha Editar

Quando Pain começou seu ataque à Konoha, o Time Guy estava fora da vila em uma missão. Durante uma parada no regresso a vila, Tenten ficou aliviada por estar esgotada da caminhada. Durante essa parada eles perceberam um certo número de aves, aparentemente fugindo da aldeia. A equipe decide voltar correndo para a vila com Tenten não olhando para a frente a mais problemas. Na ida para Konoha, o Time Guy viram Gamabunta derrotado, que lhes contou da destruição da aldeia. Nas ruínas dentro da vila, eles acham Hinata gravemente ferida e Tenten diz que vai ficar tudo bem chamando Sakura para atendimento médico. Mais tarde, ela é vista com o resto da vila celebrando a vitória de Naruto.

Reunião dos Cinco Kages Editar

Depois que todos os 11 de Konoha chegaram à conclusão de que ele deveriam cuidar de Sasuke para evitar uma guerra entre Konohagakure e Kumogakure. Tenten pede para Kiba não gritar com Ino, que ainda amava Sasuke e estava dividida na decisão de matar Sasuke. Mais tarde, após a Reunião dos Cinco Kages, ela com raiva bate seu punho contra alguma madeira e repreende Naruto sobre sua decisão de lutar contra Sasuke sozinho, sentindo que ele estava sendo teimoso.

Quarta Guerra Mundial Ninja Editar

Quando a Quarta Guerra Mundial Ninja começa, ela é colocada na Divisão 1 ao lado de Chōza e Hiashi. A Divisão 1 é enviada para a fronteira do País do Relâmpago para defender a aproximação do Exército de Zetsu Branco. Assim que os adversários chegam, Tenten lança uma barragem de projéteis de armas em vários clones de Zetsu.

Após a Divisão 1 derrotar Kinkaku e Ginkaku, ela encontra o Bashōsen no campo de batalha caótico. Ela acaba sendo atraída para a batalha com máscara relâmpago de Kakuzu, mas a máscara foi destruída pelo Fūton: Fūjin no Jutsu de Asuma. Ela é vista, mais tarde, no chão, exausta de usar o Bashōsen. Um shinobi de Konoha cura ela, e diz-lhe para não tocar a Bashōsen de novo ou pode matá-la. Depois de ser curada, ela se junta ao Time 10 e é vista fazendo um plano com eles.

Após ser informada por Inoichi do quartel general de que Naruto e Killer B estavam lutando contra o "Madara mascarado", Tenten e o resto dos 11 de Konoha correm em seu auxílio. Enquanto corre, ela se preocupa com Guy e se ele estava ajudando Naruto. Mas fica mais tranquila ao se lembrar que Kakashi estava junto com ele.

Habilidades Editar

Inteligência: Ela é uma grande analisadora como quando ela vê coisas que outros não podem ver e ela é capaz de medir a distância perfeita para um ataque ou uma defesa entre ela e seu adversário.

Mira Perfeita: Ela usa suas armas para a distração de seus inimigos, apoiando e cobrindo sua equipe, trabalhando em perfeita sincronização com Lee e Neji e sendo vital para a sua equipe. Segundo a Equipe Guy, Tenten nunca erra seu alvo, afirmando que ela pode atingir 100/100 marcas.

Domínio de Chakra: O fato de que ela possa sobreviver depois de usar a arma lendária Bashōsen é um testamento de seu suprimento de chakra digno.[1]

Ninjutsu Editar

Kuchiyose Tobidogu.gif

Kuchiyose: Tobidōgu

Especialidade em Armas: Tenten é especializada em ataques de longo alcance na maior parte graças a suas armas, que ela carrega em uma série de pergaminhos, que ela carregava em uma bolsa na cintura durante Naruto. Em Naruto: Shippūden, ela carrega suas armas em um único grande pergaminho com um par de pequenos pergaminhos. Embora o seu método de combate permanece quase invisível no mangá, o anime dedica mais tempo para ela, mostrando muitas das armas que ela carrega em torno de ser utilizado e até mesmo a concessão de seus ataques nomeados. Em Naruto: Shippūden, ela aparece usando um ataque de dois estágios usando selos e explodindo uma granada cheia de kunai.

  • Kuchiyose: Tobidōgu (口寄せ・飛道具, lit. Invocação: Armas Projéteis): Consiste no seu principal estilo de luta com armas, em invocar projéteis de aço a partir de pergaminhos que ela carrega em quase todo momento da série. Além de simples armas ninja, ela também mostrou a capacidade de invocar uma cúpula de metal que pode protegê-la junto com sua equipe.[2]
Soushouryuu.gif

Tenten usando Sōshōryū.

  • Sōshōryū (双昇龍, lit. Dragôes Gêmeos Ascendentes): Técnica que lhe permite jogar pergaminhos para o ar de forma a provocar-lhes a girar em torno dela, e depois saltar entre eles e jogar uma infinidade de armas contra os adversários em rápida sucessão. Ela também usa cordas para controlar e orientar a direção de suas armas. Em Naruto: Shippūden, ela desenvolveu um Sōshōryū especial, onde acrescenta kibakufuda com a maioria de suas armas. Técnica exclusiva do anime.
  • Sōgu: Tensasai (操具・天鎖壊, lit. Armas Manipuladas: Destruição Devastadora do Dragão Gêmeo): Sua técnica mais poderosa mostrada até então, onde ela desenrola o seu pergaminho e lança centenas de armas variadas em uma chuva para perfurar seus inimigos e/ou suas defesas, que é mais impossível fugir. Técnica exclusiva do anime.
  • Sōgu: Baku Ryūsei (操具・縛流星, lit. Armas Manipuladas: Meteoro Anexado): Tenten contem um adversário e lança várias armas enquanto ele está vulnerável.
  • Bakuryūgeki (爆龍撃, lit. Bomba do Dragão): Tenten também pode invocar mais do que armas, como quando ela invocou um dragão de fogo para lutar contra a armadilha de lobos de Sekiei. Ela mostrou uma técnica semelhante em uma luta contra Guren. Técnica exclusiva do anime.
Tenten e Jidanda.gif

Tenten manipulando Jidanda.

Jidanda: Suas habilidades com armas são tão avançados que ela foi capaz de usar com habilidade e controle uma arma extremamente ortodoxa, logo após ver a arma. Tenten anexou várias kibakufuda em sua superfície para facilitar sua manobra no ar, algo que um shinobi não especializado em arma não seria capaz de realizar. Habilidade exclusiva do anime.

Bashōsen: Durante a Quarta Guerra Mundial Ninja, ela usou a Bashōsen, deixada por Kinkaku e é usado por um tempo curto, conseguindo destruir máscara relâmpago de Kakuzu,[3] mas o seu consumo de chakra alto deixou quase morta, e foi dito por seu companheiro para não usá-lo mais.

Bashousen Kaze no Toppuu.gif

"Bashōsen" Kaze no Toppū

  • "Bashōsen" Kaze no Toppū ("芭蕉扇"風の突風, lit. "Bashōsen" Rajada de Vento): Tenten utilizou esta técnica rapidamente para criar uma rajada forte de vento.

Ninjutsu Médico (医療忍術, Iryō Ninjutsu): No anime, Tenten tentou executar o Shōsen Jutsu para se tornar uma iryōnin como Tsunade, mas o peixe que ela tentou curar instantaneamente morreu depois.[4]

Taijutsu Editar

Tenten também é proficiente em taijutsu e armas de combate baseado. Ela é a mais rápida kunoichi de sua faixa etária, que é esperado considerando seus companheiros de equipe. No entanto, ela ainda é o mais lento membro da Equipe Guy.

  • Dainamikku Entorī (ダイナミック・エントリー, "Dynamic Entry", lit. Entrada Dinâmica): Apenas em um episódio do anime, Tenten brevemente mostrou esse movimento ao chutar o rosto de Lee.

Estatísticas Editar

Databook Ninjutsu Taijutsu Genjutsu Inteligência Força Agilidade Estamina Selos Manuais Total
Primeiro 2.5 2.5 1.5 2.0 1.0 3.0 1.5 2.0 16.0
Segundo 2.5 3.5 1.5 2.5 1.0 3.5 1.5 2.0 18.0
Terceiro 3.0 3.5 1.5 3.5 1.5 3.5 2.0 2.0 20.5

Lutas Editar

Veja aqui

Curiosidades Editar

  • "Ten", em japonês significa o céu ou celestial. Então, neste caso, significa "celestial, céu". "Tenten" também pode significar, "pouco a pouco" em japonês, "isso e aquilo", "aqui e ali", ou "ponto". É também uma possibilidade de que seu nome insinua "dez entre dez", uma referência à sua habilidade em atingir metas.
  • Tenten tem melhorado lentamente sua posição nas pesquisas de popularidade dos personagens de Naruto. Ela ficou em 29ª, 24ª e 22ª nas últimas três votações.
  • Em uma entrevista, Kishimoto disse que ele prefere Tenten das quatro meninas de Konoha porque ele gosta de seu design.
  • Como o resto da sua equipe, a personagem Tenten parece inspirar-se na cultura chinesa, como visto a partir de seu vestuário e penteado, o estilo chinês Chignon.
  • Neji e Tenten tem a mesma música-tema do anime, mas Tenten tem uma batida mais lenta, e Neji é mais otimista.
  • Nas ilustrações do mangá, a cor original do traje de Tenten é azul. Esta é alterado para cor rosa no anime e mais tarde no mangá também muda.
  • No segundo encerramento de Naruto Shippūden, Tenten só aparece nos episódios 28, 29 e 30.
  • De acordo com o terceiro Databook:
    • O passatempo de Tenten é adivinhação.
    • Tenten deseja lutar contra Temari, ela também gostaria de lutar contra a aprendiz de Tsunade, Sakura Haruno.
    • A comida favorita é baozi (pãozinho chinês), e a menos favorita é umeboshi (espécie de damasco)
    • A frase favorita é "Eu nunca erro meu alvo!".
    • Tenten completou 62 missões oficiais no total: 28 rank-D, 23 rank-C, 3 rank-B, 7 rank-A, 1 rank-S.

Frases Editar

Referências Editar

  2. Naruto: Shippūden episódio 231
  4. Naruto: Shippūden episódio 237

Navegação Editar

Predefinição:Navegação Konohagakure

Também no Fandom

Wikia aleatória