FANDOM

Sunagakure
Kanji

砂隠れの里

Rōmaji

Sunagakure no Sato

TV Brasil

Aldeia Oculta da Areia

Informações Gerais
País

País do Vento Símbolo País do Vento

Símbolo

Sunagakure Símbolo

Atual Líder

Gaara (Quinto Kazekage)

Estatísticas
População

2 Vl

Força Militar

2 Vl

Força Econômica

2 Vl

Sunagakure (砂隠れの里, Sunagakure no Sato; Literalmente significa "Aldeia Oculta da Areia") é a aldeia oculta do País do Vento. Como uma das Cinco Grandes Nações, Sunagakure tem um Kage como seu líder conhecido como Kazekage, que reside numa estrutura esférica no centro da vila. Houve cinco Kazekage, o mais recente sendo Gaara.

O Jutsu de Marionetes, e de seu desempenho na Quarta Guerra Mundial Ninja o Jutsu de Paralisia de Pano parecem ser práticas comuns entre ninja de Sunagakure. Shinobi desta aldeia acreditam que a realização de uma missão predomina a vida dos ninja tentando realizá-la. Como tal, eles são conhecidos por serem implacáveis em batalha, o que significa para eles que o fracasso não é uma opção. Caso o fracasso pareça inevitável, um shinobi de Suna quase certamente tenta fazer um sucesso da sua missão, de alguma forma ou de outra. Como visto quando Kankurō secretamente recuperou uma peça de roupa de Sasori como um meio para acompanhar Akatsuki para seu esconderijo.

O traje padrão desta aldeia é constituída de uniformes azul ou preta debaixo coletes de vários tons de bege que mistura melhor com o seu ambiente natural e incluem ombreiras. Os shinobi da Areia também tendem a usar um turbante comum que consiste em estar enrolado na cabeça com o pano chegando ao pescoço para ajudar contra o sol e tempestades de areia.

Uma defesa natural de Sunagakure é a sua localização no deserto, com a proteção de falta de água e tempestades de areia para desencorajar grandes invasões. Sunagakure em si está em um vale fortificado por trás de penhascos de rocha. A passagem para viajar para o vale está em uma fenda entre duas faces do penhasco que oferece uma defesa natural para a aldeia tornando a área muito difícil de atacar do chão. A face do penhasco fora de frente para o deserto foi terraço de um lugar para defender shinobi a levantar-se contra as forças de agressão. Os edifícios no interior parecem serem feitos de barro ou estuque que ajudaria a manter os edifícios esfriados e permitir-lhes também suportar as tempestades de areia furiosas que são comuns na área.

História Editar

Sunagakure foi fundada pelo Primeiro Kazekage, que juntou os shinobi que povoavam o deserto sob seu controle com seu poder dominador. Em algum momento a vila tomou pose do Shukaku, e nos anos seguintes a besta foi selada em três hospedeiros diferentes[1] assim suas habilidades poderiam ser estudadas. O Terceiro Kazekage foi capaz de emular as habilidades do Shukaku, sendo reconhecido como o Kazekage mais forte na história.

Em algum momento na história de Sunagakure eles criaram o Brigada de Marionetes numa tentativa de criar uma técnica que daria vida a suas marionetes para aumentar sua efetividade de combate. Pesquisas para tal técnica começaram e Chiyo eventualmente desenvolveu a Reencarnação da Própria Vida, mas o uso dessa técnica tinha um preço muito alto precisando da vida do usuário para completar a técnica, assim as pesquisas foram canceladas e a aldeia continuou a usar marionetes normais. Sasori deixou a vila após o vazio da falta de amor parental ter finalmente chegado ao limite, mas depois retornou, sequestrou e matou o Terceiro, provavelmente provocando a Terceira Guerra Mundial Ninja com as tentativas de Sunagakure de encontrá-lo.[2]

Sunagakure frequentemente lutou contra Konohagakure; as tentativas de Chiyo de envenenar os inimigos durante a Segunda Guerra Mundial Ninja foram combatidas muitas vezes por Tsunade. Para reparar isso, após a Terceira Guerra, o Daimyō do Vento começou a terceirizar missões para Konoha, causando uma falta de fundos para Sunagakure. Para compensar a perda de poder militar que isso causou, o Quarto Kazekage mandou Chiyo selar o Shukaku em seu próprio filho e terceiro hospedeiro da besta: Gaara.[3] Esperava-se que Gaara se tornaria uma arma para a aldeia, mas o poder do Shukaku era muito instável e dominador para Gaara e a ideia foi abandonada. A aldeia então teve que contar com o desenvolvimento de novas técnicas e com a troca de ouro em pó para manter-se dentro dos Cinco Grandes Nações.[4] Com o passar do tempo, porém, o Quarto começou a apreciar o controle crescente de Gaara e voltou com a ideia de usá-lo como arma.

Outra vila com quem Sunagakure lutou frequentemente foi Iwagakure, devido à curta proximidade de ambas. Isso fez com que as duas vilas criassem velhos inimigos de cada lado carregando algum rancor entre eles, coisa que fez das duas aliadas altamente relutantes.

Invasão em Konoha Editar

Em algum momento, Orochimaru aproximou-se da vila com o propósito de uma articulada invasão em Konoha. O Quarto Kazekage foi morto e personificado por Orochimaru para dar a impressão de suporte, e Sunagakure foi falsamente guiada a uma perda devastadora contra as forças de Konoha. Assim que a fraude de Orochimaru foi descoberta, Sunagakure aliou-se novamente com Konoha, ganhando muito com a paz e levando a nova prosperidade para a vila. Em Naruto: Shippūden, Gaara tornou-se o Quinto Kazekage para substituir seu pai.

Resgate do Kazekage Editar

Quando Akatsuki foi à Suna para raptar Gaara, Sasori fez várias armadilhas com papéis explosivos e matou vários guardas, assim como também reativou dois de seus agentes adormecidos, Yūra e Mukade, enquanto Deidara em sua tentativa de atrair o Kazekage, quase devastou a vila inteira se não fosse pelo Parede de Areia de Proteção Aérea de Gaara. Mesmo assim Gaara foi capturado e a vila entrou em desespero.

Uma mensagem urgente foi mandada para Konoha em busca de ajuda por meio de um pássaro mensageiro. Após Gaara ser resgatado e revivido por Chiyo, ao custo da vida dela, ele retornou em segurança para Suna e ainda é o atual Kazekage. Ele perdeu seu Bijū, mas ainda retém a habilidade de manipular areia.

Guerra Mundial Ninja Editar

Quando Sunagakure entrou na Quarta Guerra Mundial Ninja, seus usuários de Jutsu de Paralisia de Pano foram vitais para lidarem com os shinobi ressuscitados por Kabuto Yakushi. Essa técnica fez com que eles compusessem a maioria das Equipes de Selamento em cada divisão da Aliança Shinobi. Pouco antes da guerra, Kankurō tornou-se comandante da Divisão de Ataque Surpresa.

Habitantes Editar

Habitantes de Sunagakure

Locais Editar

Edifício-Suna

Administração de Sunagakure:
Este edifício está localizado no centro de Sunagakure, onde todas as reuniões importantes acontecem e é também o local de trabalho do Kazekage, de modo que provavelmente será processado missões e atribuídas aos ninjas de Sunagakure.

Entrada-Suna

Entrada de Sunagakure:
É aqui onde marca a fronteira da entrada de Sunagakure e está localizada em um penhasco vigiado por vários ninja.

Hospital-Suna

Hospital de Sunagakure:
É o hospital de Sunagakure.

Estufa-Suna1

Estufa Medicinal de Sunagakure:
É uma estufa localizada próximo ao centro de Sunagakure e que contêm muitas espécies de plantas.

Curiosidades Editar

  • Apesar do elemento de areia sendo único para o Shukaku de Uma-Cauda e seu jinchūriki, ninja desta aldeia têm sido mostrados por serem capazes de utilizar uma ferramenta de areia como também.
  • Dois ninjas poderosos e muito famosos dessa vila possuem epítetos relacionados a areia: Gaara do Deserto e Sasori da Areia Vermelha.
  • Estranhamente nenhum dos personagens dessa vila confirmaram seu último nome na série, mesmo ela sendo a segunda vila mais freqüente em Naruto.
  • Durante a Quarta Guerra Mundial Ninja, dois shinobi de Sunagakure que lutaram ao lado de Temari foram vistos usando leques parecidos com o dela.[5][6] Esta é uma indicação de que o uso de tessenjutsu é uma habilidade geralmente ensinado na aldeia.

Referências Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória