Fandom

Wiki Naruto

Selos Manuais

964páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Kakashi selos manuais.gif

Kakashi realizando selos manuais.

Os selos manuais ou selos de mão são usados para fazer ninjutsu, genjutsu e outras artes secretas do taijutsu. A quantidade necessária de chakra para executar uma técnica é manipulada pelos selos de mão.[1] Para cada técnica há diferentes sequências de infinitas combinações de selos, o que requer memorização.

Enquanto técnicas exigem um número de selos, um ninja habilidoso pode usar menos selos ou até usar apenas um para realizar a mesma técnica. Um exemplo disso o Suiton: Suiryūdan no Jutsu, que requer um total de 44 selos para ativar.[2] Tobirama Senju, o Segundo Hokage só necessitava usar um selo de mão para completar a técnica, uma prova de sua habilidade.[3] Na verdade, em Naruto, Sasuke Uchiha conseguiu dominar o Chidori, a ponto de não precisar de um selo de mão único para invocá-lo.

Apesar de raro, é possível um shinobi usar selos com uma mão. Os únicos casos vistos até agora são Haku e Guren.

Selos básicos Editar

Há doze selos básicos, cada um com o nome de um animal do zodíaco chinês.

Rato.png

Rato (子, Ne)

Boi.png

Ox (丑, Ushi)

Tigre.png

Tiger (寅, Tora)

Lebre.png

Lebre (卯, U)

Cavalo.png

Cavalo (午, Uma)

Carneiro.png

Carneiro (未, Hitsuji)

Macaco.png

Macaco (申, Saru)

Pássaro.png

Pássaro (酉, Tori)

Dragão.png

Dragão (辰, Tatsu)

Serpente.png

Serpente (巳, Mi)

Cão.png

Cão (戌, Inu)

Javali.png

Javali (亥, I)

Outros Selos Manuais Editar

Além dos doze selos básicos, existem selos únicos para certas técnicas. Esses selos são raramente vistos, e são considerados únicos para jutsu específicos.

Selo de Kage Bushin no Jutsu Editar

Esse jutsu usa um selo diferente dos básicos, onde os dedos indicadores e médios das duas mãos se cruzam.

Juntar as mãos Editar

Isto é mais uma iniciação de um jutsu do que um selo de mão onde o usuário simplesmente junta as mãos. Esse selo aparece no final de invocações como o Kuchiyose: Edo Tensei e o Shiki Fūjin; e além disso, Jiraiya se prepara para entrar no Sennin Mōdo fazendo e mantendo esse selo. Também foi usado por Naruto Uzumaki quando ele invoca chakra ou quebra genjutsu. Assim que a sequência de selos é feita, as mãos do usuário mantem essa posição até produzir o efeito desejado.

Bater na superfície Editar

Usado em técnicas como Kuchiyose no Jutsu, isso é mais uma iniciação de uma técnica do que um selo. O usuário pressiona com sua mão a superfície que é afetada.

Selos de Haku Editar

Os selos usados por Haku na técnica Sensatsu Suishō são diferentes dos selos básicos, além de serem feitos com uma mão.

Tora cruzado Editar

A técnica Makyō Hyōshō de Haku usa um selo especial parecido com o selo Tora, porém com os dedos indicadores e médios cruzados. Interessantemente, Orochimaru também usa esse selo quando implanta a marca Ten no Juin em alguém.[4]

Selo Jin Editar

Entre os 44 selos do jutsu Suiton: Suiryūdan no Jutsu, há um selo especial chamado "Jin" (壬, Água Yang). Esse selo, no anime, é parecido com o selo Inu, porém a mão esquerda está invertida e no lado de baixo da mão direita.[5]

Selo do Gogyō Fūin Editar

O fūinjutsu Gogyō Fūin usado por Orochimaru usa um único selo especial, que consiste nos dedões e mindinhos de ambas as mãos se tocando nas pontas, com os dedos indicador e médio esquerdos e o dedo indicador direito levantados, sendo que este toca o médio esquerdo. O dedo anular esquerdo está sobre o anular direito, sendo que este e o dedo médio direito estão dobrados para baixo (assim como no selo Ushi na mão esquerda).[6]

Selo Akimichi Editar

O Clã Akimichi usa um certo selo em sua técnica Baika no Jutsu, que parece com o selo Tori de vista frontal. Porém, é confirmado que esse é um selo diferente, já que o selo Tori foi usado de vista lateral em técnicas como Suiton: Suiryūdan no Jutsu e Kage Nui no Jutsu. Os dedos indicadores e mindinhos estão levantados, os dedos médios e anulares estão cada um dobrados em cima do lado oposto e interligados com cada um, e os dedões estão pressionados juntos nas pontas.

No anime, há diversas "variações" para esse selo, provavelmente erros. Às vezes, é formado como um meio Tora, com os dedos mindinhos também levantados. Outras vezes, é formado mais parecidamente com o selo Tori, com os dedos indicadores e mindinhos levantados, e com os dedões e os dedos médios e anulares dobrados e pressionados um contra o outro.

  • Esse selo é, portanto muito controverso, já que o selo é usado ao invés do selo Tori muitas vezes no anime ou nos filmes, provavelmente um erro.

Selos de Técnicas Mentais Editar

O Clã Yamanaka usa diferentes selos para ativar suas técnicas, tais como Shintenshin no Jutsu e Shinranshin no Jutsu.[7] Outro selo foi usado para desativar o Shintenshin no Jutsu e retornar para o corpo original. Esse selo parece com os dedos de ambas as mãos retos e cruzados em "X", parecido com o selo Ushi (porém não um "+"), mas sem os dedos médios e anulares esquerdos para baixo.

Selo do Confronto Editar

O "Selo do Confronto" (対立の印, Tairitsu no In), que parece um semi-Tora/Hitsuji, é o símbolo do combate e é um sinal universal de batalha entre os shinobi. Ele representa metade de um selo que pode ser usado pra ativar ninjutsu. Esse gesto é freqüentemente usado para concentrar chakra, e muitos shinobi foram vistos iniciando técnicas simples e básicas assim como algumas complexas com esse selo. Deidara o usou para detonar sua argila explosiva e Sai o usou na sua técnica Chōjū Giga. As estátuas de Madara Uchiha e Hashirama Senju no Vale do Fim estão ambas com esse selo enquanto se encaram.

Selo da Reconciliação Editar

O "Selo da Reconciliação" (和解の印, Wakai no In) é usado na Disputa Tradicional Shinobi como uma demonstração de que ambos os oponentes ainda são companheiros após a disputa.

Selo da técnica Sōja Sōsai no Jutsu Editar

Um selo envolvendo as mãos do usuário e do inimigo é usado na técnica kinjutsu Sōja Sōsai no Jutsu.

Selo de Ativação do Mangekyō Sharingan Editar

Provavelmente outro selo para juntar e focar chakra, ele foi usado por Kakashi em sua primeira batalha com Deidara. Quando ele ativou seu Mangekyō Sharingan para usar a técnica Kamui pela primeira vez vista na série. Ele é formado como um selo Tora, exceto pelos segmentos finais dos dedos indicadores pressionados para baixo, formando a imagem de uma casa do ponto de vista do usuário. Quando Kakashi o usou, ele o posicionou na frente de seu olho esquerdo.

Selo das cobras de Sasuke Editar

Sasuke usou um selo parecido com o selo Akimichi em sua batalha com Deidara, quando ele usou tanto na técnica Sen'eijashu quanto na Jagei Jubaku.

  • Assim como o selo Akimichi, essa técnica também tem controvérsias com o selo Tori, já que ela é parecida de vista frontal. Porém, uma comparação de vistas laterais desse selo e o selo Tori mas técnicas Suiton: Suiryūdan no Jutsu e Kage Nui no Jutsu mostram que este é um selo diferente.

Selo do Hirudora Editar

Esse selo é usado na técnica Hirudora. Ele não libera chakra, mas o mantém dentro do corpo para usá-lo como energia e força. Isso cria uma técnica como um míssil que não é um corpo de chakra. Esse selo é na verdade baseado em um dos selos originais Kuji-jin, o selo do Leão Exterior. Nesse caso, as mãos são para se assemelharem a um tigre. Os dedos indicadores (os “olhos” do tigre) brilham em verde com o suor verde que evapora do usuário (resultado da abertura do 7º portão, Kyōmon).

Selo Daikōdan Editar

A técnica Suiton: Daikōdan no Jutsu de Kisame requer esse selo. Possivelmente uma comparação com o selo do Hirudora de Gai, que lembra um tigre, seu selo de mão é um impulso, mas com ambas as mãos tocando no punho e a mão direito por cima da esquerda. Os dedos estão dobrados num jeito que vagamente lembra os dentes de um tubarão. Essa posição das mãos lembra um tubarão com um maxilar aberto.

Selos do Byakugan no Anime Editar

No anime, certos selos variantes para auxiliar na ativação do Byakugan são vistos. A maioria são alguns dos doze selos básicos, mas vários são diferentes. No mangá, selos são de fato usados diversas vezes, mas é claro, não podem ser vistos com detalhe.

Selo do Suijinheki no Anime Editar

No anime, um selo especial é usado ao invés do selo que é usado no mangá na técnica Suiton: Suijinheki.

Selos dO Jubaku Mandara Editar

No anime, o Clã Fūma usou vários selos desconhecidos para sua técnica secreta Jubaku Mandara.

Selos de Guren Editar

Muitos selos desconhecidos são usados na técnica Elemento Cristal: Parede de Acampamento de Cristal de Guren.

Selo do Torunēdo Raitoningu Editar

No segundo filme do Naruto, Ranke usa um selo desconhecido para ativar seu Torunēdo Raitoningu. Porém, considerando que nem ela ou seus companheiros sabiam o que era chakra, é improvável que a técnica seja ninjutsu, e o “selo” dela provavelmente devia ser um mero gesto de ataque.

Selos de Oni no Kuni Editar

No filme Naruto: Shippūden, os shinobi de Oni no Kuni usam selos únicos não usados pelos shinobi vistos pela série.

Selos do Kage Kagami Editar

Taruho usou o Kage Kagami Shinten no Hō, que usava selos como:

  • Tora, mas com os dedos mindinhos pressionados para cima
  • Tora/Hitsuji com a mão esquerda, e mão direita com o dedão levantado “socando” a outra
  • I, mas com a mão esquerda apontada para cima
  • Mão direita para baixo acima da esquerda, mão esquerda para cima abaixo da direita; os dedos indicadores e médios de cada mão dobrados, e dedos anulares e mindinhos retos.

Selos do Yashiro no Fūin Editar

Além disso, a técnica Yashiro no Fūin usada por Shion (Yomi também a usou ao repetir os mesmos nomes dos selos, apesar de ele somente ter a palma para frente o tempo todo) usa uma quantidade numerosa de diferentes selos com diferentes nomes, tais como:

  • Hatsu: Palma direita para frente, pontas dos dedos direcionadas para a direita
  • Jin: Tora/Hitsuji com a mão direita para baixo, posto abaixo dos olhos apontando para a esquerda
  • Kai: Tora/Hitsuji com a mão direita, apontando para cima com o braço reto, de frente

Após completos os três primeiros selos, Shion começa a levitar, o selo se ilumina, a barreira é formada ao redor do selo, e as esferas dentro dele se movem em círculos. (Yomi não teve que fazer isso.)

  • Min: Ambas as palmas pressionadas para frente, pontas dos dedos apontando para cima/frente num ângulo de 45°
  • Shin: Ambas as palmas pressionadas juntas
  • Gan: Punho esquerdo “socando” a palma direita
  • Reppyō: “Rep” parece idêntico ao selo Mi. No “Pyō” cada mão no gesto Tora/Hitsuji, braços esticados com as pontas dos dedos apontando para frente
  • Shōzen: Ambas as mãos em punhos, esquerda sobre a direita; parecido com o selo Ne
  • Mika: Parece idêntico ao Min
  • Dan: Cada mão gira ao redor da outra num gesto de Tora/Hitsuji, mão direita atrás da esquerda
  • Raku: Mão esquerda levantada virada para baixo com os dedos médio e anular dobrados e dedos indicador e mindinho retos apontando para a esquerda, palma direita pressionada para baixo apontando para frente
  • Shō: Palma esquerda virada para baixo na frente com as pontas dos dedos apontando para a direita, punho direito socando a palma esquerda por baixo

Após completar esses nove selos, as tábuas de pedra na urna irão se levantar na frente de Shion.

  • Fu: segurar Shō
  • Sai: segurar Shō
  • Dan: segurar Shō
  • Gika segurar Shō
  • Ragu: Mão esquerda apontando diagonalmente para cima/direita num ângulo de 45°, dedos médio e anular da mão direita dobrados, dedos indicador e mindinho retos apontando diagonalmente para cima/esquerda, colocados na frente do antebraço esquerdo
  • Bagi: Palma direita virada para esquerda com as pontas dos dedos apontando para cima na frente do usuário, antebraço esquerdo atrás do selo direito e punho esquerdo colocado acima do cotovelo direito

Os quatro primeiros desses não são vistos e pode ser que ela apenas grita essas palavras enquanto segura o Shō. Yomi não usou esses últimos seis selos.

Selo de Ranton de Hiruko Editar

No terceiro filme de Naruto: Shippūden, Hiruko usa um selo especial para a técnica Ranton: Raiunkōha que parece o selo Tora, porém apenas com os dedos médios levantados.

Selo do Retsudo Tenshō Editar

Quando Sumashi usa a técnica Doton: Retsudo Tenshō, ele usa um selo especial que é formado deixando a mão esquerda em forma de concha viranda para o chão e colocando a mão direita próxima a ela com os dedos indicadores e médios levantados.

Curiosidades Editar

  • No anime, uma kunoichi conhecida como Hanare poderia usar uma técnica de leitura mental que requeria o uso do olho por "selos" de tecelagem com o seu olho direito. Como ela faz isso é exatamente desconhecido. Este não foi um dōjutsu kekkei genkai pelo fato de poder ser copiado com o Sharingan.
  • Na décima seqüência de abertura Naruto: Shippūden, Naruto, Sakura e Sai executam uma técnica que utiliza três mãos juntas.
  • No budismo, selos da mão são chamados de mudras (मुद्रा) e são utilizados na vida cotidiana, mas também em práticas religiosas e até mesmo nas danças. O mudra provavelmente o mais famoso é chamado namaste.

Referências Editar

  5. Naruto episódio 9

Também no Fandom

Wikia aleatória