FANDOM

Estilo Madeira (木遁, Mokuton) é uma kekkei genkai de natureza avançada de chakra que combina as naturezas de chakra terra e água para criar madeira ou árvores completas.[1] Essa habilidade também pode ser usada para criar outros aspectos das árvores, como sementes e flores.[2] Técnicas de Estilo Madeira podem ser produzidas de qualquer lugar, incluindo do corpo do usuário, já que o chakra do usuário é literalmente convertido em fonte de vida. Técnica de Estilo Madeira (木遁の術, Mokuton no Jutsu) são comumente afiliadas ao selo Cobra.

Visão Geral Editar

Hashirama Senju foi o originador desta habilidade, evidenciado pelo fato de que nenhum outro membro de seu clã era conhecido por possuir. Sua habilidade de usar estas técnicas, foi um dos motivos para ele ser dado o título do primeiro Hokage, e com Jutsu Secreto do Estilo Madeira: Gênesis da Floresta que ele foi capaz de forçar o crescimento das árvores que serviram como a fundação de Konohagakure.[3] Esta técnica permitiu-lhe remodelar completamente campos de batalha a seu favor. Desde então, várias pessoas desejaram seu poder e obteve versões mais fracas do que através de experiências com amostras biológicas.[4][5] A exceção é ligeiro no caso de Madara Uchiha, que apresentou alto nível de utilização da capacidade. Como Obito Uchiha observou, Estilo Madeira é difícil de controlar e potencialmente capaz de superar qualquer um que é infundido com o DNA do Primeiro.[6]

A primeira pessoa a tentar fazer o poder do próprio Hashirama foi seu rival, Madara Uchiha. Tendo usado seu confronto no Vale do Fim para adquirir uma parte do seu DNA, Madara mais tarde aplicou aos ferimentos que sofreu. Como resultado, Madara foi capaz de executar técnicas de Estilo Madeira, o que ele demonstrou em sua reencarnação durante a Quarta Guerra Mundial Ninja.[7] Madara também usou as células de Hashirama, junto com a Estátua Demoníaca do Outro Caminho, para criar um clone vivo de Hashirama. A partir deste clone, Madara foi capaz de produzir vários seres humanos artificiais, cada um dos quais foi capaz de executar uma versão mais fraca do Estilo Madeira de Hashirama.[8] Depois de ter sido mortalmente ferido durante sua missão na Ponte Kannabi, Obito Uchiha foi reparado com a substância branca produzido por clone de Hashirama por Madara, dando-lhe a capacidade de usar o Estilo Madeira também.[9]

Orochimaru, outro que desejava as habilidades do Primeiro Hokage, seu DNA injetado em 60 assuntos de teste, e dentre os 60 somente Yamato sobreviveu. Com o seu próprio DNA substituído, Yamato ganhou a habilidade de usar Estilo Madeira.[10] Orochimaru também executou um procedimento semelhante em Danzō Shimura através da implantação das células do Primeiro em seu braço direito. Enquanto Danzō é capaz de utilizar esta energia, a versão de Danzō parece ser muito mais grosseira e provoca uma fuga muito mais significativa de chakra com cada uso, causando Danzō a evitar usá-lo tanto quanto possível. Orochimaru também manteve uma amostra do DNA de Hashirama e posteriormente utilizou para reencarnar o Primeiro Hokage a lutar por ele.

A técnica derivada do Estilo Madeira é o Jutsu Sexagenário Estilo Hokage: Retorno à Inocência, levando as mãos. Esta técnica produz um selo de "sentar" (座) na mão direita do usuário que pode suprimir uma influência de Bijū sobre os seus jinchūriki. Isto é feito através da produção de dragões de madeira do chão que anexam ao hospedeiro e forçam o chakra do Bijū a retroceder. O colar de Hashirama ajudado na execução desta técnica, mas seu propósito exato não estava claro. Depois de Naruto destruir o colar, no entanto, ficou implícito que Yamato já não podia suprimir a influência da Raposa Demônio de Nove-Caudas.[11] No entanto, durante o treinamento de Naruto para controlar a Nove-Caudas nas Cataratas da Verdade, quando ele estava se transformando, Yamato afirmou que ele iria tentar suprimir a besta.[12] Seja ou não este teria trabalhado nunca foi visto, devido à parada de transformação.

Depois de reviver o Dez-Caudas em um estado incompleto, Madara e Obito foram capazes de melhorar seu controle da besta anexando-se a sua cabeça com Estilo Madeira.[13] Obito também demonstrou a capacidade de canalizar suas técnicas de Estilo Madeira através do corpo do Dez-Caudas enquanto estiver ligado.[14]

Curiosidades Editar

  • Mokuton tem o mesmo nome de uma arte ninja real chamada "mokuton-no-jutsu". Um exemplo dessa prática é o Tanuki-gakure: a prática de subir numa árvore e se camuflar em meio a folhagem.
  • No anime, os Kabirudake parecem sugar o chakra de usuários de Estilo Madeira.[15]
  • Tanto Danzō Shimura quanto Madara Uchiha, que assimilaram-se com o DNA de Hashirama por seus próprios métodos, possuem uma replica do rosto de Hashirama em seus corpos.[16][17]

Referências Editar

  3. Segundo Databook, página 279
  15. Naruto: Shippūden episódio 229

Também no FANDOM

Wiki aleatória