FANDOM

Dan Katō (加藤ダン, Katō Dan) foi um renomado shinobi de nível jōnin de Konohagakure.

PassadoEditar

Após a morte de sua irmã mais nova, começou a advogar que ninjas médicos deveriam ser atribuídos a cada esquadrão ninja. Tsunade compartilhava uma crença semelhante, e os dois logo começaram a namorar por causa disso. Durante seu tempo juntos Dan compartilhou com Tsunade seu sonho de se tornar Hokage - querendo o título para que ele pudesse melhor proteger os aldeões de Konoha. Tsunade deu à Dan o colar de seu avô como boa sorte e incentivo para seguir esse sonho. Logo depois, no entanto, Dan foi mortalmente ferido durante a Segunda Guerra Mundial Ninja, e, apesar das tentativas de Tsunade para salvá-lo, ele não resistiu aos ferimentos.[1] Tsunade viria a assumir a sobrinha de Dan, Shizune, como sua aprendiz e algum tempo depois, as duas deixaram a aldeia.

PersonalidadeEditar

Dan foi um grande homem que amou profundamente a sua aldeia e seus habitantes. Ele também se importava profundamente com sua irmã e que muitas vezes a buscava na Academia;[2] algo que ele viria a ver com a sua sobrinha também. Ele também é descrito como um homem sábio e honrado que realmente acreditava na justiça.[3] Dan também conheceu muito bem a história do mundo shinobi como ele era muito cuidadoso ao tomar o conhecimento de que Madara Uchiha havia reencarnado. Apesar de saber que os cinco Kage foram combater Madara, ele ainda estava cético que realmente teve uma chance contra Madara e só esperava que o Kuchiyose: Edo Tensei pudesse ser interrompido antes de Madara ter a chance de matá-los.

AparênciaEditar

Dan tinha cabelo azul-claro comprido, que atingia as costas, e olhos verdes. Ele usava a roupa padrão dos shinobi de Konoha completo, com protetor de testa e a jaqueta. Depois de ser reencarnado por Kabuto, Dan obteve esclera escura.

HabilidadesEditar

Não se sabe muito das habilidades de Dan, mas ao que tudo indica, ele era um ninja muito capaz e eficiente que serviu bem a sua aldeia. Isso é comprovado ainda mais quando Kabuto Yakushi o reencarnou pensando que ele seria um recurso valioso no campo de batalha. Kakuzu se referiu à Dan e Asuma como generais ouro e prata (uma referência às peças do Shogi), mais uma vez indicando que Dan era um poderoso shinobi.[4] No anime, Dan demonstrou taijutsu de alto nível, juntamente com grande velocidade e habilidades evasivas, sendo capaz de, sozinho, desarmar e derrotar vários inimigos.[5]

NinjutsuEditar

Dan possuía uma técnica exclusiva chamada de Reika no Jutsu. Esta capacidade permitiu-lhe tornar-se um espírito vivo para atacar seus oponentes.[6] Ele também pode usá-lo para assumir o controle do corpo de um alvo.[7] Dan também observou que esta técnica levou muitas vidas durante sua vida,[6] e implorou seus adversários para prendê-lo em uma barreira antes que pudesse ativar a técnica. Em resposta a isso, no entanto, Chōza comentou que não foi fácil para prender alguém como ele.[8]

Dan também tem a capacidade de transferir chakra à vontade, como visto quando ele restaura as reservas de Tsunade junto com seu Byakugō no In, antes de partir para a outra vida.[9]

Parte IIEditar

Arco Quarta Guerra Mundial NinjaEditar

Em preparação para a Quarta Guerra Mundial Ninja, Dan é reencarnado por Kabuto Yakushi para lutar contra as Forças Aliadas, antes de ser mobilizado ao lado de Asuma Sarutobi e Hizashi Hyūga, onde ele informou-os sobre os detalhes sobre a técnica proibida usada para reencarnar-los. Movendo-se para a costa do País do Relâmpago, Dan emergiu do mar, entre o Exército Branco Zetsu com os outros, antes de se envolver na batalha contra a Primeira Divisão adversária. Confrontado por Chōza Akimichi, Dan comentou que ele tinha crescido desde seu último encontro.

À medida que o conflito continuou, Dan, para explicar suas habilidades, diz que ele deve ser capturado antes que ele possa ativar sua Reika no Jutsu. Depois de uma batalha prolongada, Dan felicitou os shinobi em seus esforços, enquanto preso dentro de uma barreira. No entanto, na sequência do ataque devastador do Estátua Demoníaca do Caminho Exterior, a barreira em torno dele foi destruída, liberando Dan mas ferindo-o no processo.

Selados dentro da barreira até o dia seguinte, Dan observou a chegada do clone das sombras de Naruto Uzumaki para o campo de batalha, inicialmente confundindo-o com Nawaki, devido à sua semelhança físico. Chocado ao ouvir que Tsunade tinha colocado sua confiança em Naruto e sua promessa de não morrer até que ele se tornasse Hokage, Dan perguntou apenas quem Naruto era, para que Shikamaru Nara respondeu que era o jinchūriki da Nove-Caudas e sempre sonhou em se tornar Hokage. Dan sorriu quando percebeu que tanto o seu e o sonho de Nawaki tinha vivido em Naruto.

Continuando a conversar com Chōza enquanto este guardava a barreira, Dan ficou muito chocado ao saber da reencarnação de Madara Uchiha, mas é ainda mais por saber que Tsunade se tornou Hokage e, como tal, ela entrou na briga ao lado de outros Kage. Apesar da confiança de Chōza, Dan foi inflexível em dizer que Madara não deve ser subestimada, acreditando que a única pessoa que poderia derrotá-lo já estava morto. Ele, então, implorou Chōza para procurar e deter a pessoa que reencarnou Madara, julgando que este é o único método para vencê-lo, antes de silenciosamente implorar por Tsunade para sobreviver.

Com o Kuchiyose: Edo Tensei liberado, Dan fica envolto em uma luz e, quando ele começou a se desconstruir, elogiou quem tinha parado a técnica. Agora desgovernado, Dan pediu para Chōza dissipar a barreira que ele selado antes de ele usar sua Reika no Jutsu de assumir o controle de seu espírito crescente. Agradecendo Chōza para a compreensão de sua intenção, Dan sai e chega a Tsunade a tempo de assumir o seu corpo e salvá-la de um dos ataques de Madara. Conversando em seu subconsciente, ele agradeceu por realizar o que ele não fez na vida e pediu desculpas por causar sua única dificuldade. Ele, então, disse a Tsunade que ele esperaria por ela na vida após a morte, mas que não era para ela segui-lo agora. Beijando sua testa antes de desaparecer, Dan expressou gratidão por ter sido reencarnado, porque lhe permitiu finalmente protegê-la. Como seu ato final, ele aparentemente transmitiu seu resto de chakra para Tsunade, restaurando seu Byakugō no In, em seguida, sua alma voltou para a vida após a morte.

LegadoEditar

Como Dan tinha morrido de perda de sangue fatal, que Tsunade tinha falhado a cessar, ele a levou a desenvolver hematofobia. Isso a deixou incapaz de participar em batalhas adicionais e ela deixou Konoha, levando a sobrinha de Dan, Shizune, junto com ela. Anos mais tarde, Tsunade foi abordado por Orochimaru, que se ofereceu para trazer Dan e seu irmão de volta à vida. Como isso exigiria dois sacrifícios vivos, em última análise, Tsunade se recusou, pensando que Dan e Nawaki seriam muito infelizes se Tsunade desistisse de duas outras vidas em troca deles.

CuriosidadesEditar

  • Dan fez uma aparição no omake final do episódio 129 Shippūden ao lado de vários outros personagens falecidos.
  • De acordo com o(s) databook(s):
    • Dan completou 574 missões oficiais no total: 77 rank-D, 84 rank-C, 223 rank-B, 168 rank-A, 22 rank-S.
    • A palavra favorita de Dan era "Paz" (平和, Heiwa).
  • Como Danzō, o nome de Dan é provavelmente uma referência ao ninja histórico Katō Danzō, um mestre ninja observado durante o tempo do período Sengoku do Japão.
  • A capacidade de Dan para fazer sua alma sair do seu corpo faz com que ele lembre um "ikiryō" (生霊; Literalmente significa "fantasma vivo"), do folclore japonês. Um ikiryō é uma pessoa cuja alma pode habitar fora do seu corpo.

FrasesEditar

  • (Para Tsunade) "Por que no mundo ninja de hoje vida e morte estão equilibradas na balança... Eu quero trazer paz para acalmar esse mundo. Eu amo as pessoas da Folha, então vou proteger elas. Depois que minha irmã morreu esse ideal tem sido minha motivação, então eu espero ser Hokage."[10]
  • (Para Tsunade) "Obrigado, Tsunade... Você fez mais do que eu poderia desejar, e fez muito bem... Eu só lhe causei sofrimento. Me perdoe. Vou lhe esperar do outro lado. Mas por favor, não venha logo. Porque você é o meu próprio sonho. Pelo menos, eu pude lhe proteger até o fim... Acho que ter sido revivido pelo Edo Tensei valeu a pena..."[11]
  • (Últimas palavras) "Eu... não posso... morrer... aqui..."[12]

Referências Editar

  3. Segundo Databook, página 103
  5. Naruto: Shippūden episódio 273
  6. 6,0 6,1 Naruto capítulo 591, páginas 6-7

Também no FANDOM

Wiki aleatória