FANDOM

Dōjutsu (瞳術; Literalmente significa "Técnicas Oculares") são habilidades genéticas ninjas que utilizam os olhos, concedendo ao possuidor habilidades oculares. Sendo um subproduto de kekkei genkai especificas, dōjutsu não são classificados como um dos tipos principais de jutsu. Eles não requerem o uso de selos de mão e em alguns casos facilitam o uso ou defesa contra genjutsu, taijutsu e ninjutsu. Todos os dōjutsu conhecidos também fornecem ao usuário habilidades únicas, tais como um campo de visão expandido e a capacidade de prever ataques. O uso freqüente de dōjutsu consome uma grande quantidade de chakra.

Transplantar o olho em questão torna possível para pessoas possuírem o dōjutsu, mesmo elas não sendo do clã de onde o dōjutsu originou-se. Entre todos os dōjutsu conhecidos, existem três que são conhecidos coletivamente como San Daidōjutsu (三大瞳術; Literalmente significa "As Três Grandes Técnicas Oculares").

Dōjutsu conhecidos Editar

Byakugan.png

Byakugan

Sharingan.png

Sharingan

Rinnegan

Inspiração Editar

O conceito de dōjutsu pode ter sido inspirada pelo romance de Futaro Yamada de 1959, "The Kouga Ninja Scrolls" (甲贺忍法帖, Kōga Ninpocho), que contou com dois clãs rivais de ninjas que tinham desenvolvido mutações e habilidades através de cruzamentos seletivos, com os jovensherdeiros para cada clã possuir dōjutsu misterioso.

Outra inspiração possível para dōjutsu em Jornada ao Oeste também pode ser encontrada na Viagem ao personagem-título do clássico ocidental, o Macaco Deus-Rei, Sun Wukong: Depois de ter comido todos os "pêssegos da imortalidade", as "pílulas da longevidade" e bebido todo o "vinho da imortalidade", e em seguida foi capturado após uma rebelião longa contra o Céu, o Macaco Deus-Rei, Sun Wukong, foi então selado em forno de Lao Zi para ser queimado até as cinzas para que Lao Zi recuperasse suas pílulas da longevidade. Mas depois de 49 dias, a Sun Wukong estourou - mais forte do que nunca - seu corpo tendo sido refinado pelas chamas em vez de ser reduzido às cinzas, e os seus olhos também haviam se tornado de uma cor de fogo vermelho e dourado, tornando-se conhecido como o "Fiery-olhos de ouro olhar" (火眼金睛, Huǒyǎn-Jinjing), uma doença ocular que permitiu Sun Wukong agora ver o que está realmente, só de olhar e a capacidade de ver e reconhecer a forma real do mal apesar de qualquer forma que ele tomou - mas, do mesmo modo, também lhe deu uma fraqueza de fumar, sua visão de nebulização.

Também no FANDOM

Wiki aleatória