Fandom

Wiki Naruto

Chiyo

964páginas
nesta wikia
Adicione uma página

Chiyo

Chiyo.png

(チヨ, Chiyo)
Honorável Vovó Chiyo (チヨバア様, Chiyo-baasama)

Estréia
Mangá Capítulo 252
Anime Episódio 9 (Shippūden)
Video Game Naruto Shippūden: Ultimate Ninja 4
Vozes
Japonês Ikuko Tani
Informações Pessoais
Aniversário 15 de Outubro
Gênero Feminino.png Feminino
Idade 73 anos
Altura 149.1cm
Peso 39.1 kg
Tipo Sanguíneo B
Classificação Iryō-nin
Afiliação Sunagakure Símbolo.png Sunagakure
Equipe(s) Brigada de Marionetistas
Irmãos Honoráveis
Classificação Ninja
Registro Ninja 01-002
Família

Pai de Sasori (Filho)
Sasori (Neto)
Ebizō (Irmão)

Jutsu
Equipamentos
Galeria de Imagens
Naruto... aceite um último pedido de uma velha mulher. Você é a única pessoa que pode entender a profundidade da dor de Gaara e ele também entende a sua. Por favor... ajude-o.
— Últimas palavras para Naruto.

Chiyo (チヨ, Chiyo) era uma aposentada conselheira de Sunagakure e uma marionetista famosa que liderou a Brigada de Marionetistas da vila.

Personalidade Editar

Como uma ninja veterana, Chiyo e seu irmão Ebizō possuem grande sabedoria, de tal forma que Baki pediu sua ajuda em maior perigo da aldeia. No entanto, eles tinham pouca motivação para servir Sunagakure, quando se retiraram e sentiram que a próxima geração deveria cuidar da vila. Os irmãos ficaram um pouco decepcionados quando a vila mostrou ser dependente de outras vilas. Chiyo poderia ser muito travessa, fingindo estar morta para enganar seu irmão, ou agir como uma mulher senil. Chiyo, muitas vezes também tirava conclusões precipitadas, como visto quando ela atacou Kakashi Hatake porque ele se parecia com seu pai Sakumo Hatake.

Ao contrário do resto dos ninja em Sunagakure, que acreditavam que completar missões é mais importante do que as vidas dos camaradas, que os levou para reprimir e erradicar sentimentos, Chiyo é bastante emocional e moral. Ela mostrou grande amor por seu neto, Sasori, não importando o quanto ele tinha caído, e foi totalmente disposta a conceder vida aos bonecos que ele criou, ao custo de sua própria, o que foi dito ser o seu sonho. Na verdade, foi apenas a participação de Sasori na Akatsuki que fez-la aceitar o pedido de assistência de Baki. Este amor também a levou a guardar rancor contra Sakumo por ter matado os pais de Sasori, e como tal, ela inicialmente tentou matar seu filho Kakashi, confundindo-o com o pai. Chiyo mostrou cuidado e respeito para Sakura Haruno, apesar desta última ser uma discípula da rival de Chiyo. Ela também mostrou arrependimento e remorso para selar o Shukaku em Gaara, e deu a sua vida para reviver o último como uma forma de arrependimento.

Passado Editar

Chiyo, muitas vezes chamada de "Honorável Vovó Chiyo" (チヨバア様, Chiyo-baasama) pelos aldeôes de Sunagakure, era uma especialista em veneno e marionetes da aldeia. Ela e seu irmão Ebizō foram altamente reverenciados em Sunagakure e eram conhecidos como "Honorados Irmãos" (御姉弟, Gokyōdai). Chiyo era muito experiente quando se tratava de manuseio de venenos e usou suas habilidades durante a Segunda Guerra Mundial Ninja, apenas para ser combatida inúmeras vezes pela perícia médica de Tsunade. Isto causou em Chiyo um rancor por Tsunade, que ela veio a chamar de "aquela garota lesma" (あのナメクジ娘, Ano Namekuji-musume), ou "Princesa Lesma". Durante a guerra, ela também lutou contra Hanzō e sua salamandra inúmeras vezes, vendo várias vezes ele usar o veneno da salamandra e, eventualmente, desenvolvendo um antídoto contra ele.[1]

Chiyo foi a responsável por selar o Shukaku dentro de Gaara sob as ordens do Quarto Kazekage, embora ela admitiu que tenha discutido longamente com ele, antes de executar a técnica, mas sem sucesso. Depois disso, Chiyo e seu irmão se ausentaram dos assuntos de Sunagakure e passaram o tempo pescando juntos, onde Chiyo constantemente fazia piadas com seu irmão, fingindo que ela tinha morrido apenas para assustá-lo.

Chiyo também expressou o desejo de matar Sakumo Hatake para vingar a morte de seu filho e nora, o que deixou seu neto Sasori órfão. Depois que Chiyo tentou ajudar Sasori a aliviar essa dor, cuidando dele e ensinando-lhe o Kugutsu no Jutsu. Chiyo, mais tarde, assistiu Sasori criar seus primeiros fantoches, que se assemelhavam aos seus próprios pais. Este era para preencher o vazio de seus pais mortos, no entanto, quando Sasori deixou Sunagakure ele abandonou os fantoches, mostrando que ele não tinha mais nenhum interesse neles.

Naruto: Shippūden Editar

Resgate do Kazekage Editar

Guerra Mundial Ninja Editar

Habilidades Editar

Apesar de sua idade, Chiyo ainda era uma ninja muito poderosa, e foi bem respeitada em toda Sunagakure. Mesmo a rival dela, Tsunade, tinha um grande respeito por ela. Com a ajuda de Sakura Haruno, ela também foi capaz de derrotar Sasori. Suas habilidades e de renome eram grandes o suficiente para Kabuto a reencarnar-la para a Quarta Guerra Mundial Ninja.

Mestre das Marionetes Editar

Chiyo era uma renomado mestre do Kugutsu no Jutsu, famosa por suas habilidades tanto em criar e controlá-los, a ponto de ser um ícone de valor inestimável para Sunagakure. Ela passou tais habilidades para seu neto, Sasori, alegando que a técnica era tradicional em sua família. Ela modificou duas normais fantoches desarmadas para participar de uma intensa batalha, até o ponto onde eles eram capazes de se erguer contra o Terceiro Kazekage (conhecido como o mais forte Kage na história da Sunagakure), que foi convertido em um fantoche humano por Sasori. Estes bonecos foram equipados com cordas de fios que se estendem a partir de ambas as mãos dos fantoches. Quando conectados eles têm a capacidade de cortar a maioria das coisas, incluindo o Senjusōbu de Sasori. Ela também poderia usar o Sōen: Hitomigokū com uma técnica do corpo humano, o que lhe permitiu controlar efetivamente um ser humano, se ela não tivesse mais bonecos em seu arsenal. Ela tinha grande habilidade com linhas de chakra, como ela poderia colocá-las em outros fantoches sem seu oponente perceber e suprimindo-os a ponto de que eles se tornaram invisíveis, bem como utilizá-los para controle e armas de fogo.

Chiyo, como Sasori, modificou uma parte de seu corpo e tornou seu braço direito em um mecanismo. Ela normalmente manteve equipado com um escudo de chakra, e podia substituí-lo por qualquer braço fantoche se algo acontecesse com este. Ela também instalou esse escudo nos fantoches Haha to Chichi. Seus mais fortes bonecos, no entanto, eram a Coleção de Chikamatsu criado pelo primeiro usuário [[Shirohigi: Jikki Chikamatsu no Shū com que ela foi capaz de controlar cada um deles com apenas um dedo por fantoche - uma habilidade que tornava-a como uma titereira mestre. Estes fantoches eram extremamente poderoso, usando trabalho em equipe para executar ataques poderosos, e foram equipados com poderosas técnicas, como Sanbō Kyūkai e Fūinjutsu: Shishi Heikō. Com a ajuda de Sakura, os dez fanto ches de Chiyo foram capazes de dominar os cem bonecos de Sasori, embora a maior parte da Coleção de Chikamatsu tenha sido destruído no processo.

Outras Habilidades Editar

Embora prefira usar fantoches em batalha, Chiyo demonstrou durante seu erro de identificação de Kakashi que ela era altamente qualificada em taijutsu, como ela facilmente lutou contra Naruto e seu clone. Ela possuía conhecimentos avançados de fūinjutsu como ela foi a responsável por selar o Shukaku em Gaara. Ela era também uma grande iryō-nin capacitada, mas, principalmente, usou seu conhecimento médico como uma especialista em veneno, o que lhe permitiu criar venenos poderosos que em toda sua vida só foram contrabalançados por Tsunade, que é ela mesma reconheceu como a maior iryō-nin do mundo. Ela também comentou ter enfrentado membros Uchiha no passado e sabe como lidar com genjutsu.[2] Ela criou uma técnica que dá vida, que resultaria em sua própria morte se fosse usado, que ela queria usar para Sasori, a fim de dar vida aos fantoches de seus pais. Ela afirmou que ela lutou com Hanzō e sua salamandra o tempo todo, permitindo-lhe a conhecer a lista de ingredientes antídoto para contrariar o gás venenoso lançado pela salamandra.

Estatísticas Editar

Batalhas e Eventos Editar

Curiosidades Editar

Referências Editar

Também no Fandom

Wikia aleatória