FANDOM

Asuma
Kanji

猿飛アスマ

Rōmaji

Sarutobi Asuma

Informações Pessoais
Gênero

Masculino Masculino

Estado

Morto

Aniversário

18 de Outubro

Idade

Clássico: 27-28 anos
Shippūden: 31 anos

Altura

190.8 cm

Peso

81.6 kg

Tipo Sanguíneo

O

Afiliação

Konohagakure

Equipe(s)

Doze Guardiões Ninja
Equipe 10
Nijū Shōtai

Família

Sasuke Sarutobi (Avô)
Hiruzen Sarutobi (Pai)
Biwako Sarutobi (Mão)
Kurenai Yūhi (Namorada)
Konohamaru Sarutobi (Sobrinho)
Filho de Kurenai e Asuma (Filho-a)

Clã

Clã Sarutobi

Informações Ninja
Rank Ninja

Jōnin

Registro Ninja

010829

Genin

9 anos

Chūnin

12 anos

Habilidades
Natureza do Chakra

Fūton
Katon

Equipamentos

Chakura Tō

Estréia
Mangá

Capítulo 34

Anime

Episódio 3

Vozes
Seiyū

Jūrōta Kosugi

Dublador Brasileiro

Nestor Chiesse

— Últimas palavras

Asuma Sarutobi (猿飛アスマ, Sarutobi Asuma) foi um shinobi de nível jōnin do Clã Sarutobi de Konohagakure, assim como ex-membro dos Doze Guardiões Ninja. Ele também foi o líder da Equipe 10.

Personalidade Editar

Asuma era tipicamente uma pessoa descontraída, e não se vê envolvido em coisas a menos que seja absolutamente necessários, como visto quando ele não decidiu ajudar a salvar Hinata Hyūga durante o Exame Chūnin. Ele era um fumante inveterado, mas apesar disso, ele abruptamente quebrava o hábito, em certas circunstâncias, como quando seu pai morreu, ou quando descobriu que Kurenai estava grávida.[1][2]

Apesar da personalidade muito contundente de Asuma, muitas vezes chamando seus alunos do que eles eram exagerados, como "comilão" (Chōji), "boca alta" (Ino), e "preguiçoso" (Shikamaru), ele tinha um relacionamento muito bom com todos os três . Ele sempre os levava ao Yakiniku Q para almoçar e/ou jantar, onde frequentemente Chōji comia muito e Asuma tinha que pagar mais e pedir desculpas enfaticamente para o proprietário. Para ajudá-los a superar suas difíceis naturezas, ele tentou usar o suborno e fraude direta para manipulá-los a fazer o que ele queria. Isto foi visto mais com Chōji, que Asuma freqüentemente o atraía para entrar em ação com a promessa de lhe dar comida e até mesmo Shikamaru que teve de usar jogos como shōgi para avaliar seu nível de inteligência. De seus alunos, Asuma passou a maior parte do tempo com e estava mais próximo era Shikamaru. Asuma e Shikamaru jogavam frequentemente shōgi em seu tempo livre, apesar de Asuma nunca ter sido capaz de vencer Shikamaru.[3] Foi Asuma quem primeiro descobriu que o preguiçoso Shikamaru era realmente um gênio, com um QI mais de 200.[4]

Ao longo da série , foi fortemente sugerido que Asuma estava romanticamente envolvida com a sua colega jōnin Kurenai Yūhi. Os dois apareceram juntos na maioria de suas cenas, e os outros personagens fizeram um ponto de notar este fato em várias ocasiões. Quando Kakashi Hatake encontrou os dois juntos em uma loja de bolinho de massa, Kakashi perguntou se eles estavam em um encontro, para que Asuma respondeu rapidamente mudando de assunto. Em um flashback, Asuma foi mostrado comprando flores para uma pessoa se recusou a nomear, embora Ino pediu que ele dizer "Olá" à Kurenai, fazendo Asuma nervosamente perguntar para Ino como ela sabia disso. Durante a batalha de Asuma contra Hidan e Kakuzu, Kurenai foi mostrada muitas vezes perguntando sobre o seu progresso, parecendo ansiosa. Quando ela soube da sua morte, ela caiu de joelho atingida por sofrimento. Mais tarde, ela colocou flores em seu túmulo durante seu funeral. A verdade de sua relação foi então claro quando Kurenai revelou que ela estava grávida de Asuma.

Aparência Editar

Asuma tinha olhos castanhos, cabelo curto, preto e espetado, e uma barba. Sua roupa consistia no uniforme padrão ninja de Konoha com as mangas arregaçadas à metade do braço, um colete, sandálias shinobi regulares e bandana. Ele também usava a faixa dos Doze Guardiões Ninja que tinha o kanji para "Fogo" (火) marcado sobre ele na cintura, um par de pulseiras pretas e bandagens enroladas nos braços de suas mangas.

No anime, foi mostrado que, enquanto ele era um membro dos Doze Guardiões Ninja, ele usava uma simples camisa de manga longa com bandagens nos braços, calças, e um casaco com gola de pele. Ele também tinha suas facas com ele nesse ponto.

Passado Editar

Naruto Editar

Exame Chūnin Editar

Invasão em Konoha Editar

Busca por Tsunade Editar

Asuma e Kurenai encontram Kakashi

Asuma e Kurenai se encontram com Kakashi.

Asuma acompanhou Kurenai quando ela estava indo comprar dangos à pedido de Anko Mitarashi, e eles encontraram Kakashi em frente de uma loja de chá, onde este perguntou se eles dois estavam em um encontro, que Asuma mudou rapidamente de assunto para não ter que responder.[5] Enquanto conversavam, os três jōnin perceberam a estranha presença de duas figuras usando capas escuras na loja, reconhecendo que eles são estrangeiros. Quando Sasuke Uchiha chegou para encontrar Kakashi, ele mandou Asuma e Kurenai seguirem as duas figuras misteriosas, apenas com um gesto com a cabeça, a fim de que Sasuke não soubessem.[6]

JouninvsItachiKisame2

Asuma lutando contra Kisame.

Eles reencontraram os dois ninja misteriosos de novo na beira de um rio da vila, e que revelaram ser Itachi Uchiha e Kisame Hoshigaki, dois membros da Akatsuki.[7] Diante da ameaça dos dois jōnin, Itachi e Kisame são forçados a lutar. Kisame foi o primeiro a atacar com sua espada Samehada, que foi bloqueado por Asuma e suas lâminas,[8] dando tempo para Kurenai preparar seu genjutsu. Durante o confronto, Kisame liberou as escamas perfurantes da Samehada, que rasgaram o ombro de Asuma.[9] Mas Asuma estava confiante nas habilidades de sua colega Kurenai, que aprisionou os dois inimigos em sua técnica. Entretanto, o genjutsu dela foi jogado contra si mesma por Itachi, e os dois jōnin tiveram dificuldades para lidar contra os membros da Akatsuki.[10]

Jonin vs. Itachi e Kisame

Might Guy aparece para auxiliar seus colegas jōnin.

Antes que Asuma e Kurenai fossem derrotados, Kakashi apareceu para salvá-los. Antes que Kisame lhe atacasse com o Suiton: Suikōdan no Jutsu, Asuma foi protegido por um clone das sombras, que colidiu o ataque contra o mesmo ataque, ambos sendo ineficazes.[11] Depois de ainda se manter na luta, Kakashi percebeu que Itachi estava prestes a utilizar o Mangekyō Sharingan e alertou seus companheiros jōnin para fecharem os olhos. Como resultado, Kakashi foi o único capturado no Tsukuyomi de Itachi.[12] Kakashi, apesar disso continuou em pé, e ao saber que ele tinha informações sobre a Akatsuki, Itachi instruiu que Kisame matasse os três jōnin. Antes de Kisame lhe matar, Might Guy surgiu surpreendentemente chutando o inimigo.[13] Então, Guy pediu a covertura de Asuma para continuarem lutando.[14] Como eles não queriam se envolver em uma luta longa por causa de uma simples missão de captura, Itachi e Kisame fugiram.[15]

Guy, Asuma e Kurenai

Asuma, Kurenai e Guy no apartamento de Kakashi.

Mais tarde, Asuma, Guy e Kurenai estavam na casa de Kakashi, que se encontrava em coma devido ao Tsukuyomi. Eles combinaram em não contar sobre o retorno de Itachi para Sasuke sabendo de seu ódio pelo irmão. Em seguida, Sasuke apareceu no local perguntando o que havia acontecido, ao ver Kakashi adormecido na cama. Nenhum dos jōnin respondeu, mas Aoba Yamashiro chegou perguntando se era verdade que Itachi tinha retornado à vila para capturar o Naruto, que fez Sasuke correr para achar Naruto antes de Itachi.[16]

Recuperação de Sasuke Editar

Histórias Filler Editar

Naruto: Shippūden Editar

Doze Guardiões Ninja Editar

Hidan e Kakuzu Editar

Quarta Guerra Mundial Ninja Editar

Habilidades Editar

Asuma era um talentoso shinobi de nível jōnin, depois de ter sido parte dos Doze Guardiões Ninja, e ainda tinha uma respeitável recompensa de 35.000.000 ryō. Durante a invasão em Konoha, ele foi capaz de matar nove ninja de Otogakure, que foram declarados como de nível chūnin ou maior, com esforço aparentemente muito pouco. Ele também poderia lutar uniformemente contra Hidan, um poderoso membro da Akatsuki enquanto também protege sua equipe usando taijutsu. No anime, Asuma foi ensinado como usar a técnica final do Templo do Fogo, Raigō: Senjusatsu, o que lhe permitiu manifestar o espírito do Kannon de Mil Armadas para defendê-lo e atacar todos os inimigos.

Taijutsu Editar

Hien

Asuma utilizando Hien.

O estilo de batalha de Asuma girava principalmente em torno de taijutsu, combinado com suas facas de trincheira especiais para criar um estilo de luta corpo a corpo. Estas facas são feitas de um metal especial que é capaz de facilmente ser infundido com chakra. Com seu Hien, ele poderia estender as lâminas com o seu chakra para ferir um inimigo vários metros fora do alcance físico da lâmina, bem como aumentar o poder de corte das lâminas, a ponto de facilmente cortar árvores, pedras e até mesmo ferro. Ele também era fisicamente forte o suficiente para contrariar um dos ataques de Kisame Hoshigaki, utilizando suas lâminas.

Ninjutsu Editar

Transformações da Natureza Editar

Asuma teve a capacidade de usar tanto o Katon, bem como Fūton. Ele principalmente usou suas habilidades de manipulação de Fūton em combinação com suas lâminas para aumentar a sua letalidade. Quando Naruto Uzumaki lhe procurou sobre o domínio de chakra Fūton, Asuma explicou que melhor com ele por alguém com uma afinidade para Fūton, as lâminas possuíam notável poder suficiente para perfurar uma rocha.[17] Asuma foi também bem versado nas técnicas variadas de Fūton, como o Fūton: Fūjin no Jutsu. No anime, foi mostrado que ele poderia usar seu chakra do Fūton para fazer levitar lâminas e controlá-las remotamente.

Sua proficiência com as técnicas de Katon foi demonstrada principalmente por meio da utilização do Katon: Haisekishō para expirar uma nuvem de cinzas superaquecidas capaz de causar queimaduras de terceiro grau. Porque era de cinzas e não chamas, o ataque mantinha-se no ar em torno do alvo, e, portanto, mantinha-se potente por um longo período de tempo. A cinza foi em pólvora facto, o que poderia ser inflamado por uma explosão devastadora causando danos intensos.

Estatísticas Editar

Lutas Editar

Curiosidades Editar

Frases Editar

Referências Editar

  6. Naruto capítulo 140, página 15-16

Navegação Editar

Predefinição:Navegação Konohagakure

Também no FANDOM

Wiki aleatória